quinta-feira, 26 de junho de 2014

Projeto de Prevenção as Drogas



Projeto de Prevenção as Drogas
Introdução:

A prevenção ao uso das drogas tem se mostrado uma importante alternativa para livrar os indivíduos dos malefícios que a mesma traz para a saúde, para as relações familiares, perdas financeiras, além do envolvimento com a criminalidade. Seguindo essa proposta, o projeto enfatiza que a escola é um ambiente ideal para implantação de ações preventivas, uma vez que, na maioria dos casos, é na adolescência que o ser humano tem seu primeiro contato com psicotrópicos. Além disso, na escola o jovem passa grande parte do seu dia e lá está aberto ao aprendizado, continuamente estimulado ao conhecimento do mundo ao seu redor.
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo. O desafio do projeto é que através da educação preventiva o aluno chegue a reflexão e a conscientização da valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto.
Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção foi a matriz do Projeto "Diga Sim à vida", que está sendo desenvolvido pelo Colégio. Para a psicóloga Roberta Domingues - que respondeu às questões dos estudantes por meio de bate-papo na internet -, é muito comum o jovem ter contato com algum tipo de droga. "Mas há uma grande diferença entre o ato de experimentar e a necessidade de continuar", diz a especialista em adolescentes. Ela atribui a curiosidade dos jovens às próprias características dessa fase da vida. "A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso." Falar sobre drogas, porém, não basta. Segundo Roberta, dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelo uso. "É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo."
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais.



OBJETIVOS:
-Diagnosticar o índice de pessoas - jovens e adultos - envolvidas com drogas.
-Conhecer a situação real, as dificuldades e os recursos disponíveis.
-A prevenção e a conscientização.

PARTICIPAÇÃO:
Professora Cátia Letícia Lopes Souza – Língua Portuguesa
Professora Valéria Freitas- Língua Portuguesa
Alunos do 9 ano




ÁREAS ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa.



ESTRATÉGIAS:
As classes envolvidas trabalharão individualmente e em grupos para pesquisas e debates.
Utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas.
Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas.



DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES:
1. Conversas informais
2. Leitura de documentos já existentes
3. Debates em sala de aula.
4. Pesquisas
5. Relatórios
6. Confecção de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e consequências maléficas à vida.
7. Criação e apresentação de peças teatrais.
8. Cinema - Filmes que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas
9. Vídeos
10. Entrevistas e depoimentos com ex-viciados.



AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação dos professores baseada em critérios pré-estabelecidos.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.
Os professores deverão encorajar os participantes do projeto a dizerem "NÃO" a qualquer espécie de droga.
Na conclusão final o professor deverá propor uma avaliação geral de todo o processo.



RESULTADOS ESPERADOS:
Com este projeto, esperamos que as pessoas se tornem mais conscientes sobre os malefícios causados pelo abuso de drogas à vida humana e que devem sim, buscar sempre formas de melhorar a sua qualidade de vida, agindo com responsabilidade, preservando a nossa maior fonte de felicidade e realização: a saúde.







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